Inovação e tendências
Slavery Footprint
Tipo de organização: site
País e cidade de origem: EUA - Oakland
Principais Tags relacionadas: escravidão, direitos humanos.
Link: http://slaveryfootprint.org/
O que é:
Hoje existem mais de 27 milhões de escravos no mundo. Embora o acesso a muitos bens de consumo possa dar a impressão de que hoje somos mais livres e prósperos, é justamente o consumo da maioria desses bens que justifica e alimenta algo impensável para sociedades que pretendam ser desenvolvidas - a escravidão: gigantescas cargas horárias de trabalho com acúmulo de funções, abuso de autoridade, violência física, moral e até sexual, inexistência de direitos trabalhistas e locais apropriados para o trabalho, exercício forçado de atividades, além da negação de outros direitos humanos básicos. Por trás de toda a revolução de consumo e tecnologia pela qual temos passado, esconde-se um terrível sistema de escravidão e trabalho infantil que garante margens altíssimas de lucro a empresas e grandes corporações ao redor do mundo.
Pensando nisso, o Made In A Free World criou o Slavery Footprint, um projeto através do qual é possível estimar, a partir dos nossos hábitos de consumo, quantos escravos são necessários para produzir tudo o que utilizamos em nosso dia-a-dia. Em 22 de setembro de 2011, lançou um site com uma única pergunta: "Quantos escravos trabalham para você? "Desde então, milhões de pessoas de 200 países visitaram slaveryfootprint.org para descobrir a sua ligação com a escravidão moderna.
Slavery Footprint trabalha para envolver os indivíduos, grupos e empresas para construir consciência contra a escravidão moderna. Trabalha diretamente com as empresas para erradicar a escravidão.
Comentários:
Ver documentário The Dark Side of Chocolate produzido pelo jornalista dinamarquês Miki Mistrati, que revela o tráfico de crianças para as plantações escravocratas de cacau da vizinha Costa do Marfim, de onde sai a massa de cacau utilizada por empresas como Nestlé, Hershey’s e Mars.
Postado por Marina