Inovação e tendências
Entrevista Germano Guimarães (Intituto Tellus)
03 de julho de 2014
Entrevistado por Elaine
Germano trabalha com design thinking para inovação em gestão pública. O Tellos possui 1) Escola de Design, 2) Consultoria em Gestão Pública e 3) Instituto que estuda inovação.
Ele acredita que toda a criação (do zero) e inovação (a partir do que já existe) passa pela tecnologia, sendo essa uma temática transversal quando falamos de futuro. Grandes tendências seguem na temática de gestão urbana das cidades, que passam por necessidade urgente de reformulação.
Também a sensação que gestores públicos percebem a necessidade de aproximação do seu público atendido, sendo que há enorme necessidade de “ouvir” o que o público quer, anseia, necessita, espera. Em todos os campos: saúde, segurança, educação, etc.
Em saúde, soluções que envolvam tecnologia, exames que sejam preventivos com usos de aplicativos, e tratamentos direcionados à doenças crônicas, evitando que idosos saiam de suas casas para se deslocarem para os hospitais ou tratamentos. Isso melhora trânsito, atendimento, qualidade, número de atendidos, e percepção de serviço público.
Especificamente em educação, o modelo em uso está falido. É impossível pedir que crianças e jovens que vivem na era digital estudem em uma era anterior. É evidente que as aulas são “chatas” e que os professores não conseguem o respeito dos alunos, que são hiperconectados.
Ele acredita em um modelo que teste e que prototipe onde, nem governo nem investidores sociais tentem encontrar a solução “bala de prata”. Através de um “portfolio”de iniciativas menores, pode-se testá-las e descartar as que não derem certo e investir na escalabilidade das iniciativas bem sucedidas.
Postado por Elaine