Inovação e tendências
Cohousing
Tipo de organização: movimento, coletivo.
País de origem: diversos, está iniciando no Brasil.
Link ou contato: http://www.cohousing.org
Principais Tags relacionadas: cohousing, coliving, habitação.
O que é:
Cohousing é um tipo de habitação em que os residentes participam ativamente do projeto e operação de seus bairros. Oferece a privacidade que estamos acostumados dentro da comunidade que buscamos. Residentes deste sistema conscientemente querem viver como uma comunidade. O projeto físico incentiva tanto o espaço individual como o contato social. Casas particulares contêm todas as características de casas convencionais, mas os moradores também têm acesso a instalações comuns, como espaço aberto, pátios, um parque infantil e uma casa comum. Os membros da comunidade trabalham em conjunto para cuidar da propriedade comum a construção de um senso de cooperação, confiança e apoio.
A idéia de cohousing começou na Dinamarca. O conceito dinamarquês de "comunidade viva" se espalhou rapidamente. Existem hoje centenas de comunidades cohousing todo o mundo, expandindo da Dinamarca para os EUA, Canadá, Austrália, Suécia, Nova Zelândia, Holanda, Alemanha, França, Bélgica, Áustria, e em outros lugares.
Cohousing fornece soluções para alguns desafios atuais:
Cria Comunidade: Os seres humanos prosperam quando em proximidade física e emocional para os outros; quando se trata de qualidade de vida e boa saúde, os relacionamentos são fundamentais.
Constrói sustentabilidade: Os custos de energia são reduzidos com estruturas de cohousing ecológicos e recursos compartilhados.
Melhora a vida compartilhando desafios - de preparar a comida, a assegurar que as crianças e os anciãos são cuidados, produz uma vida mais segura e relaxada.
No Brasil crescem os grupos de interessados, que se reúnem para conhecer o modelo. A arquiteta e urbanista Lilian Lubochinski é uma das pessoas que tem capitaneado uma série dessas reuniões em São Paulo, contando que já há um primeiro grupo disposto a montar uma cohousing na Granja Viana, região a 25 quilômetros da capital.
Comentários:
Postado por Marina