Inovação e tendências
Programa Mãe Coruja
Tipo de organização: Público
País de origem: Pernambuco, Brasil
Principais Tags relacionadas: primeira infância, rede, capacitação, sistema de informação
Link: http://maecorujape.blogspot.com.br, http://portal.saude.pe.gov.br/programa/secretaria-executiva-de-atencao-saude/programa-mae-coruja-pernambucana
Contato:
Programa Mãe Coruja
Gerente: Virginia Moura
Telefone: (81) 3184.0568
Blog: http://maecorujape.blogspot.com
E-mail: gerenciamaecorujases.pe@gmail.com
O que é:
Criado em 2007, por meio do decreto de n° 30.859, o Programa Mãe Coruja Pernambucana está presente em 103 municípios do Estado. O objetivo é garantir uma boa gestação e um bom período posterior ao parto e garantir também às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável. A ação busca reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família.
Em 2009, o governador Eduardo Campos transformou o Programa em Lei, por meio da Lei de N° 13.959, de 15 de dezembro de 2009, com uma rede de ações intersetoriais que inclui o trabalho de nove secretarias: de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Mulher, da Criança, de Planejamento e Gestão, Agricultura e Reforma Agrária, Governo e Trabalho, qualificação e Empreendedorismo. Dessa forma, o Programa atua nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social e assistência. As ações são desenvolvidas por meio dos Cantos Mãe Coruja, espaços físicos que estão presentes em todos os municípios com mortalidade acima de 25 para cada 1.000 nascidos vivos.
Cada canto Mãe Coruja conta com dois profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos, articulando as ações das diversas secretarias estaduais, municipais, sociedade civil organizada e parceiros, criando assim uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família. No sentido de monitorar, visualizar necessidades e encaminhamentos, foi criado um sistema de informação por onde se faz o monitoramento das ações.
O Programa tem como objetivo cuidar da gestante e da criança, através da articulação com a rede de saúde existente no município e após o nascimento, a criança também passa a ser acompanhada pelos profissionais dos Cantos Mãe Coruja até completar cinco anos de idade.
Além da implantação e equipagem dos Cantos Mãe Coruja, o Programa investe também na estruturação de equipamentos para utilização nas maternidades por meio de convênios com os municípios. Dentro das ações desenvolvidas pelo Programa, mantém-se um calendário de capacitações para profissionais de saúde dos municípios onde o Programa atua, nas áreas de: saúde da mulher, parto humanizado, imunização, aleitamento materno, segurança alimentar e nutricional, monitoramento da criança de risco, entre outros. Há, também. o incentivo a investigação do óbito materno, fetal e infantil.
O Programa, atualmente, tem cerca 115.402 mulheres cadastradas e 58.907 crianças acompanhadas (março/2014).
Comentário:
Eles promovem encontros e oficinas para a rede de mães e profissionais, além de um cadastro de acompanhamento das crianças e mães. Estão em nossa lista, pois ganharam o Prêmio da United Nations Public Service Awards e pode representar uma nova forma de nos organizarmos, em rede, para garantia dos direitos.
Postado por Talita