Inovação e tendências
EMDR: Dessensibilização e reprocessamento por movimentos oculares
Tipo: Reportagem
Principais Tags relacionadas: desenvolvimento, aprendizagem, reprocessamento, movimentos oculares.
Link: http://www.medciencia.com/la-emdr-desensibilizacion-y-reprocesamiento-por-movimientos-oculares/
O que é:
EMDR: Dessensibilização e Reprocessamento por movimentos oculares é uma técnica psicológica utilizada especialmente para desordens de ansiedade. O método foi desenvolvido e criado por Francine Shapiro, em 1987. Ela descobriu que os movimentos involuntários dos olhos reduziam o nível de desconforto (ansiedade) a pensamentos negativos.
O modelo que está subjacente à EMDR é complexo e contém elementos de diferentes abordagens, por exemplo, a psicologia comportamental, processamento bioinformacional, psicologia cognitiva e humanista, sistemas de família e psicodinâmica.
O tratamento pode ser mais rápido para trauma simples, chegando a trabalhar em três sessões. O tratamento de trauma mais complexo é mais longo. O objetivo do tratamento é processar a informação sobre o acontecimento traumático adaptativamente, o que implica uma redução de sintomas, uma mudança nas crenças e melhor funcionamento global da pessoa. Ele funciona em duas fases, a preparação e o tratamento em si mesmo: na fase de preparação uma memória positiva (associada a sentimentos de segurança e calma) pode ser usada para manipular (contador) sentimentos negativos que surgem durante a execução da técnica.
No tratamento do paciente indica um acontecimento traumático selecionado. Ao fazer exercícios narra o trauma de estimulação bilateral. O terapeuta interrompe ocasionalmente movimentos bilaterais para garantir que o paciente está processando corretamente o trauma. A ideia é que esta técnica funciona por estimulação bilateral, que facilita a ligação entre os dois hemisférios cerebrais obter o processamento da informação e diminui a carga emocional.
Estes movimentos induzidos destinados a assemelhar-se aqueles que ocorrem durante a fase de sono REM, na qual os eventos são processados durante o dia. O EMDR reivindica para ajudar a remover os bloqueios no processamento emocional produzido causado por memória emocionalmente carregada associado ao evento.
A estimulação bilateral que pode ser utilizada é de três tipos: Visual, Auditivo e Cinestésico. EMDR não é hipnose e amnésia não implica, nem a pessoa dorme. Tem sido aplicado no tratamento de luto, fobias, ansiedade e distúrbios de pânico, dor crônica e abuso de substâncias.
Fonte: EMDR.org, Wikipedia, EMDR PDF, Infocop
Postado por Marina