Inovação e tendências
100 Cidades Resilientes
Tipo de organização: Projeto
País de origem: EUA
Principais Tags relacionadas: cidades resilientes, mobilização para causas, inovação na gestão pública.
Link: http://100resilientcities.rockefellerfoundation.org
O que é:
Projeto apoiado financeiramente pela Fundação Rockefeller e gerenciado pela Rockefeller Philanthropy Advisors (RPA), uma organização independente.
100 Cidades Resilientes define resiliência como "a capacidade de indivíduos, comunidades, instituições, empresas e sistemas dentro de uma cidade para sobreviver, se adaptar e crescer, não importa que tipo de estresse crônico e choques agudos que experimentam." Permite que as pessoas se recuperem mais fortemente depois de tempos difíceis, e vivam melhor em tempos bons.
Sistemas resilientes compartilham e demonstram certas características fundamentais.
100 Cidades Resilientes se dedica a ajudar 33 cidades ao redor do mundo, inclusive Porto Alegre e Rio de Janeiro, no Brasil, a se tornarem mais resistentes aos desafios físicos, sociais e econômicos. Apoia a adoção e incorporação de uma visão de resiliência, que inclui não apenas os desastres ambientais, mas também as tensões que enfraquecem o tecido de uma cidade em um dia-a-dia ou ciclicamente. Exemplos : altas taxas de desemprego; um sistema de transporte público sobrecarregado ou ineficiente; violência endêmica; ou alimentar crónica e escassez de água.
As 33 cidades em rede recebem recursos necessários para desenvolver um roteiro para uma maior resistência ao longo de quatro caminhos principais:
-
Projeções financeiras e logísticas para o estabelecimento de uma nova posição inovadora no governo da cidade, um chefe de Resiliência oficial, que vai liderar os esforços de resiliência da cidade;
-
Apoio especializado para o desenvolvimento de uma estratégia de resiliência robusta;
-
O acesso a soluções, prestadores de serviços e parceiros dos setores privado, público e de ONGs que podem ajudá-los a desenvolver e implementar suas estratégias de resiliência; e
-
Composição de uma rede global de cidades membros que podem aprender e ajudar uns aos outros.
Através dessas ações, 100RC visa a construção de uma prática global de resiliência entre os governos, as ONGs, o setor privado e cidadãos individuais.
A plataforma é aberta para todos, no entanto, é preciso se cadastrar para acompanhar o que essas cidades estão produzindo ao longo do ano.
Postado por Marina