Inovação e tendências
Reportgens: Descriminalização do consumo de drogas
ONU sugere descriminalização do consumo de drogas pela primeira vez
08/03/2014
A ONU admite em um documento elaborado para uma reunião na próxima semana em Viena que os objetivos na luta mundial contra as drogas não foram cumpridos até agora e sugere pela primeira vez a descriminalização do consumo de entorpecentes.
"A descriminalização do consumo de drogas pode ser uma forma eficaz de 'descongestionar' as prisões, redistribuir recursos para atribuí-los ao tratamento e facilitar a reabilitação", afirma um relatório de 22 páginas do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), ao qual a Agência Efe teve acesso.
Link: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/onu-sugere-descriminalizacao-do-consumo-de-drogas-pela-primeira-vez.html
Editorial do jornal New York Times pede descriminalização da maconha
27/07/2014
O conselho editorial do New York Times pediu a descriminalização federal de maconha.
Comparando a revogação da proibição federal da maconha - a maconha é "muito menos perigosa" do que o álcool, o documento argumenta.
"Não há respostas perfeitas para as preocupações das pessoas sobre o uso da maconha. Mas também não são lá essas respostas sobre o tabaco ou álcool, e acreditamos que em todos os níveis - efeitos sobre a saúde, o impacto sobre a sociedade e as questões da lei e da ordem - o saldo recai sobre o lado da legalização nacional ", o conselho escreve.
O conselho observou que quase três quartos dos estados se comprometeram com algum tipo de reforma sobre o assunto.
O editorial enfatiza os "grandes" custos sociais da proibição da maconha, que caem de forma desproporcional sobre os jovens negros do sexo masculino, arruinando suas vidas e criando novas gerações de criminosos de carreira.