Inovação e tendências
Entrevista Dra Yara Azevedo Prandi (psiquiatra e chefe da área de psiquiatria do Convênio Médico OMINT)
08 de julho de 2014
Entrevistada por Elaine
A área da psiquiatria envolve pouca tecnologia. Infelizmente também a prevenção de doenças psiquiátricas não passa pelo campo tecnológico como muitos outros campos da medicina preventiva.
Entretanto, tem sido crescente o número de casos de doenças psiquiátricas. É comum o erro de que doença psiquiátrica é um problema que aflige a população rica e urbana. Ela aflige o ser humano e há grandes estudos do impacto da migração em distúrbios psiquiátricos. Mudanças da área rural para a urbana, mudanças constantes de povos culturalmente nômades que dependem de caça ou a busca invariável por necessidades de abrigo ou água faz com que o nível de stress e consequentemente o desequilíbrio químico do cérebro aumente. O mesmo ocorre em condições econômicas de stress, cenário que aflige aos menos favorecidos.
Se eu pudesse investir na prevenção de doenças psiquiátricas, o campo que me vem automaticamente à mente é a prevenção do uso de drogas, que é assustadora nos grandes centros mas avaça rapidamente em áreas rurais por drogas não controladas (como álcool e remédios). Qualquer consumo que crie desequilíbrio químico do cérebro causa doenças psiquiátricas. Esse desequilíbrio é causado por fatores involuntários (stress por exemplo, nas suas diversas causas) e voluntários (como consumo de álcool, remédios e outras drogas ilegais).
Postado por Elaine