Inovação e tendências
Programa Família Educadoras
Tipo: coletivo, movimento.
País e/ou cidade de origem: Brasil - São Paulo
Principais Tags relacionadas: educação, educação ativa, atitudes empreendedoras.
Link: www.facebook.com/ProgramaFamiliasEducadoras
Contato: Patricia Sogayar
O que é:
Um grupo de famílias paulistanas desistiu das creches e escolas infantis e resolveu educar seus filhos de até 5 anos em casa. A iniciativa faz parte do Programa Famílias Educadoras e prevê que “casas anfitriãs” sejam transformadas em locais de aprendizagem preparados e coordenados pelos próprios pais.
De acordo com a idealizadora do projeto, Patrícia Sogayar, a proposta é criar uma comunidade educadora onde os pais assumem a responsabilidade de educar seus filhos. “Desescolarização é um trabalho importante, principalmente para os pais, que foram educados dentro dos moldes tradicionais e trazem essa carga”, explica Patrícia.
O início do primeiro programa de formação para as famílias contou com a presença de Marguerita Valença, que trabalhou dez anos na Escola Pestalozzi, do Equador (que hoje tem a licença do governo para não seguir nenhum currículo predeterminado pelo Ministério da Educação).
Desescolarização é um método de ensino e filosofia que rejeita escolaridade obrigatória como principal meio para a aprendizagem. Pessoas desescolarizadas aprendem através de suas experiências de vida naturais, incluindo as responsabilidades domésticas, interesses pessoais e curiosidade, estágios e experiência de trabalho, viagens, livros, aulas eletivas, família, mentores e interação social. O método incentiva a exploração das atividades iniciadas pelas próprias crianças, acreditando na aprendizagem mais pessoal, mais significativa, bem compreendida e mais útil para a criança. Enquanto cursos podem, ocasionalmente, ser tomados, o método questiona a utilidade dos currículos padrão, os métodos de classificação convencionais, e outras características do ensino tradicional em maximizar a educação de cada criança única.
Comentários:
Ver também: anathomaz.blogspot.com e vimeo.com/66307546,
http://conexaopaisefilhos.com,
http://www.cientistaqueviroumae.com.br
Postado por Marina