Inovação e tendências
Reportagem: Aulas de atenção plena poderiam ser introduzidas em escolas nos EUA
The Huffington Post: 12/03/2014
Ministros estão olhando se alunos poderiam se beneficiar de aulas de atenção plena, disse o ministro David Laws.
O ministro disse que o tema deve ser levado a sério, apesar de que é preciso haver um exame cuidadoso da evidência de seus efeitos. Seus comentários foram feitos dias depois que um diretor que conduz uma escola particular sugeriu que todas as escolas deveriam ter um tempo a cada dia para os alunos '' ficarem quietos e refletirem''. Um '' período de quietude cotidiana'' ajudaria os jovens a aprendem a se concentrar e a prevenir problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, de acordo com o Dr. Anthony Seldon, mestre de Wellington College, uma escola particular em Berkshire.
Um número de escolas, em particular do setor privado, estão introduzindo aulas de "mindfulness", que geralmente se concentram em ensinar meditação e técnicas de respiração, bem como a forma de prestar atenção ao momento presente.
Na semana passada, o Dr. Seldon sugeriu que os jovens de hoje são submetidos a uma pressão cada vez mais frenética e precisam aprender técnicas para ajudá-los a lidar com o estresse. ''Com o declínio nas instituições religiosas, a chance de ficar quieto e refletir durante o dia escolar está sendo perdida, em um momento em que é necessário mais do que nunca como os jovens experimentam a pressão cada vez mais frenética em suas vidas. ''Mindfulness ou a meditação tem se mostrado uma ferramenta valiosa para ajudar a reforçar a resiliência dos jovens ao estresse psicológico", acrescentou. ''Ela também aumenta a concentração, a profundidade de pensamento, a felicidade e a realização." "É tudo sobre ser você mesmo, fazer o máximo de si mesmo, e aproveitando ao máximo as oportunidades que a vida apresenta para você."
Postado por Marina