top of page

Entrevista Hajo van Beijma (Text To Chance)

 

14 de julho de 2014

 

Entrevistado por Elaine (http://montieltalita.wix.com/inovacao#!text-to-change-/c1abo)

 

1) O que você acha que é novo, emergente e inovador em seu país e do mundo em que vive:

a) Em relação a atitudes empreendedoras observo cada vez mais startups que trabalham na resolução de problemas sociais através da tecnologia. Elas já não são empresas 100% de tecnologia nem são ONGs, mas se consideram como Empresas Sociais.

 

b) Os direitos humanos na era digital: Não conseguimos observar em larga escala soluções ou iniciativas adequadas para resolver questões de direitos humanos nem na Europa nem nos países que trabalhamos na Africa. Aqui há uma grande oportunidade.

 

c) Inovação e tecnologia: a Inovação aparece como uma maneira de conectar tecnologias já existentes. Isso está funcionando muito bem nos países em que a Text to Change (TTC) trabalha na África. Às vezes, a inovação não significa inventar um novo hardware ou software, mas pode a simples conexão de pontos já existentes. Novas formas de fazer o que tem sido feito.

 

d) A inovação na gestão pública:  na Africa esse é um campo inexplorado. Eu não sou muito familiarizado com a muitas inovações reais neste campo.

 

 

2) Você tem uma área de especialização especial? O que você acha que é novo e emergente em seu campo?

- Tecnologias de Wearable (usável) / auto quantificado: mais pessoas estão seguindo seus  próprios movimentos / hábitos

- Telefone celular como primeiro e último ponto de entrada para a internet. Muitas pessoas não estão  nem mais aprendendo a operar um computador / laptop, fazendo tudo com os celulares. Cada vez maiores Tablets e celulares mais potentes, necessitando de conectividade.

 

3) O que você acha que vai acontecer nos próximos três anos em relação a estes temas?

- Com o crescimento da papolação na classe media, mais e mais pessoas poderão pagar pela conectividade e ter aceso a internet móvel.

-Shift de soluções caras Apple para mais baratas chinesas, desde tablets até telefones celulares.

 

4) Considerando uma empresa de telecomunicações, como você acha que a sua Fundação pode fazer nesta área? Como eles podem ajudar?

-O papel de qualquer fundação corporative de uma empresa de telecomunições deveria ser extinta. A empresa de telecomunicações é uma prestadora de serviços para seus clientes e está cumprindo uma necessidade humana básica; acesso à informação. A EMPRESA deveria abraçar seu papel social e medir o seu impacto na sociedade. A fundação é um instrumento de marketing, não uma forma de aumentar o valor para o acionista e os valores (impacto social) de uma empresa de telecomunicações.

 

Postado por Elaine

 

 

 

© 2023 by Nature Org. Proudly created with Wix.com

bottom of page