Inovação e tendências
Urbego - International Federation for Housing and Planning
Tipo: Rede
País e/ou cidade de origem: Dinamarca
Principais Tags relacionadas: indicadores, juventude, participação, soluções para cidade, protestos, planejamento urbano, intercâmbio de conhecimento
Link: http://www.ifhp.org/urbego-0#.U79hkVYudHM
https://www.facebook.com/UrbegoYoungPlanningProfessionalsPlatform?_ft_=fbid.264669423653435
O que é:
A Federação Internacional de Habitação e Planejamento (IFHP) é uma rede mundial de instituições e pessoas nas áreas de habitação, desenvolvimento urbano e planejamento profissional. Dentro da IFHP existe a Urbego, que significa cidade-metrópole em Esperanto e foi criada com a intenção de criar uma plataforma comum para os jovens profissionais de urbanismo com idade inferior a 35 anos.
O objetivo da Urbego é criar oportunidades de discussão e pesquisa sobre questões urbanas e dar voz aos jovens planejadores, no sentido de envolver as novas gerações como agentes de mudança no campo do planejamento. Um objetivo importante é provocar uma reflexão sobre o papel que esses jovens podem cumprir no mundo. Urbego evoluiu de uma iniciativa que reúne artistas, arquitetos, designers, economistas, sociólogos e urbanistas com uma paixão para as cidades, em uma organização com uma equipe central representando Bélgica, Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Líbano, Holanda , Roménia, Sérvia, Espanha, Suíça, Reino Unido e os EUA.
Dentro da Urbego há um grupo de jovens que está desenvolvendo o Indice de Engajamento da Juventude (Youth Engagement Index). Este processo foi inspirado a partir das manifestações que ocorreram ao redor do mundo. É uma metodologia de pesquisa que busca mensurar o engajamento e participação dos jovens ao redor do mundo. Eles criaram uma pesquisa on-line para coletar dados sobre os jovens e analisam os dados com diferentes stakeholders para compreender a qualidade e o nível de participação dos jovens na cidade. Em relação aos indicadores principais, podemos elencar:
-
participação política e institucional;
-
participação cívica e cultural;
-
participação econômica.
A intenção é criar uma plataforma global para trocas de experiências e fortalecer as redes locais de iniciativas jovens engajadas em processos de mobilização para repensar a cidade.
Postado por Talita